"Não me pergunte quem sou e não me diga para permanecer o mesmo." Foucault

Minha foto
"Alquimia de ventilador, poesia de liquidificador..."

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Domínio Inventivo




Ainda que neguemos veementemente,

privilegiamos a linearidade.

Somos reféns de nós mesmos,

compreendemos o mundo

pelo binário empobrecedor,

reduzindo tudo ao jogo:causa e efeito.

Mas e o que é descontínuo?

Aquilo que acontece?

Inventamos as conexões.

Encontramos,

na imaginação,

os elos perdidos...

Tudo isso para dominarmos...

É a vontade de estar no controle.

Assumamos nossa valiosa pequenez!

Vivamos o acontecimento,

com nexo ou não.

Isso é que se faz enriquecedor.

Multipliquemos as condições de possibilidades!


(palavras/presentes de um amigo/irmão. Obrigada meu bem!)

4 comentários:

  1. Fran, adorei o termo "binário empobrecedor" e refleti bastante sobre o mesmo. Esse comportamento pragmático demais me incomoda tanto, é tudo tão "bem ou mal", "certo ou errado" na cartilha e na prática uma hipocrisia deslavada... Lembrei de uma música chamada "Comportamento Geral" do Gozaguinha, ilustra bem suas reflexões.
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  2. Achei a escolha das palavras para esse poema simplesmente perfeita, todas mantêm suas particularidades e formam um belo texto, completo.

    Abraços!

    http://tempo-horario.blogspot.com/

    http://twitter.com/brunobaxter

    ResponderExcluir
  3. Oi Alan, legal o link que você fez com "comportamento geral" do Gonzaguinha. Adoro o cara e acho essa música perfeita, levando em conta o contexto histórico em que foi escrita, é uma crítica impar. Fico feliz que essa poesia tenha lhe provocado reflexões, isso é ótimo!

    E realmente Bruno, as palavras dessa poesia são carregadas de particularidades. São versos de um amigo, que me deu de presente. Tem muito das nossas conversas-caminhadas-desabafos nessas palavras. Essa poesia é um presente. Que bom que você gostou.

    ResponderExcluir
  4. suas letras me encantam, quando se fazem frases, quando se fazem textos, quando se fazem emoções....e de emoções é feito o mundo.

    lindoooo.

    http://realejodapoesia.blogspot.com

    ResponderExcluir

escrevendo, comentando, rabiscando o rodapé...